Certificações Oshadhi
Certificado europeu de Agricultura Biológica
A nível europeu, a Agricultura Biológica é regulada por normas previstas em legislação específica, controlada e certificada por organismos acreditados (Regulamento da UE para a agricultura biológica).
O Eurofolha é o símbolo que identifica obrigatoriamente todos os produtos alimentares biológicos pré-embalados na União Europeia.
Os consumidores que compram produtos com o logótipo da UE para a agricultura biológica podem confiar que:
* Pelo menos 95% dos ingredientes do produto foram produzidos em modo biológico;
* O produto cumpre as regras do esquema oficial de controlo (por exemplo, qualquer terreno dedicado à agricultura biológica tem que cumprir dois anos de conversão até que os produtos possam ser rotulados como biológicos);
* O produto veio directamente do produtor ou do transformador numa embalagem selada;
* O produto tem indicado o nome do produtor, transformador ou revendedor e o nome ou código do organismo de controlo.
Após o processo de conversão ter terminado, os operadores continuam a ser sujeitos a inspecções anuais completas, compreendendo:
* A inspecção de documentação relativa a compras e vendas e medicações, etc.
* Possível realização de amostragens
* Inspecção dos campos, pomares, estufas e pastagens
@copyrigth www.quercus.pt
ICEA
ICEA Instituto de certificação ética ambiental, com sede em Itália que controla e certifica empresas que levam a cabo suas actividades respeitando as pessoas e a natureza, defendendo a dignidade dos trabalhadores e os direitos dos consumidores.
@copyrigth https://icea.bio/
ECOCERT
Os princípios básicos da certificação Ecocert em matéria de cosméticos naturais e biológicos para assegurar um produto cosmético amigo do ambiente são:
• O uso de ingredientes derivados de recursos renováveis, produzidos através de processos amigos do ambiente. Assim, a Ecocert verifica: a ausência de OGM, parabenos, phenoxyethanol, nanopartículas, silicone, PEG, perfumes e corantes sintéticos, ingredientes de origem animal (excepto se produzidos naturalmente pelos mesmos: leite, mel, etc.) e a natureza biodegradável ou reciclável da embalagem.
• Conter um limite mínimo de ingredientes naturais de agricultura biológica.
No âmbito do rótulo Ecocert, os cosméticos naturais e biológicos são divididos nas duas categorias seguintes:
Cosmético natural: Um mínimo de 95% do total de ingredientes deve provir de origem natural. Um mínimo de 50% de todos os ingredientes à base de plantas na fórmula e um mínimo de 5% de todos os ingredientes por peso devem provir de agricultura biológica.
Cosmético natural e biológico: Um mínimo de 95% do total de ingredientes deve provir de origem natural. Um mínimo de 95% de todos os ingredientes à base de plantas na fórmula e um mínimo de 10% de todos os ingredientes por peso devem provir de agricultura biológica.
@copyrigth www.ecocert.com
IMO Control (Parte do grupo ECOCERT)
O Instituto de Marketecology (IMO) é uma agência internacional de certificação internacional de acordo com padrões orgânicos, ambientais e sociais. Por mais de 20 anos, a IMO atua no campo da certificação orgânica, mas também atua nos sectores de têxteis naturais, silvicultura sustentável e monitoramento da responsabilidade social.
@copyrigth https://www.imo.ch/logicio/pmws/indexDOM.php?client_id=imo&page_id=home&lang_iso639=en
COSMOS
O COSMOS Standard (COSMetic Organic Standard) foi desenvolvido ao nível europeu pela BDIH (Alemanha), Cosmebio & Ecocert (França), ICEA (Itália) e Soil Association (Reino Unido), que constituem os seus membros fundadores, desenvolvendo um standard conjunto, harmonizado para cosméticos biológicos e naturais.
O standard Cosmos não tem um logótipo exclusivo, sendo adicionado ao próprio logótipo dos membros “Cosmos Natural” ou “Cosmos Organic”.
No âmbito do standard Cosmos, aplica-se o Princípio de precaução, ou seja, quando exista evidência científica que um ingrediente, tecnologia ou processo possa representar um risco para a saúde ou ambiente, o mesmo não será permitido. Por este motivo não são permitidos nanomateriais, organismos geneticamente modificados (OGMs), irradiação e testes em animais.
Este standard compreende dois níveis: produtos cosméticos sob certificação biológica e produtos cosméticos sob certificação natural.
Produtos cosméticos sob certificação biológica:
• Pelo menos 95% dos agro-ingredientes processados fisicamente têm de ser de produção biológica. Após um período de transição de 36 meses após a entrada em vigor deste Standard (Janeiro 2010), os restantes agro-ingredientes processados fisicamente têm de ser de produção biológica se estiverem disponíveis (em quantidade e qualidade suficiente);
• Após um período de transição de 60 meses após a entrada em vigor deste Standard pelo menos 30% dos agro-ingredientes processados quimicamente têm de ser de origem biológica.
• Pelo menos 20% do produto total deverá ser biológico;
• Por excepção, para produtos de enxaguamento, produtos aquosos não emulsionados, e produtos com pelo menos 80% de minerais ou ingredientes de origem mineral, pelo menos 10% do produto total deverá ser biológico.
Produtos cosméticos sob certificação natural: Não existe requisito para utilização de um nível mínimo de ingredientes biológicos.
Este standard define ainda um conjunto de requisitos em matéria de armazenamento, produção, embalagem e exige a existência de um Plano de gestão ambiental que abranja todo o processo produtivo e resultantes produtos residuais e desperdícios, efectivamente implementado. É igualmente exigida a utilização de materiais de limpeza cujos ingredientes cumpram com este Standard.
@copyrigth www.cosmos-standard.org
EcoControl
EcoControl certifica cosméticos naturais desde 2001. EcoControl é independente de qualquer associação e oferece todos os serviços de certificação para produtos naturais e orgânicos não alimentícios de acordo com todos os padrões comuns no setor cosmético, incluindo ISO-cosméticos GMP, bem como sustentabilidade de acordo com o CSE padrão. EcoControl atua em todo o mundo utilizando uma rede de inspectores internacionais.
@copyrigth https://www.natrue.org/ecocontrol/
Emblemas

Não testado em animais:
Não usamos ingredientes testados em animais e não testamos nenhum dos nossos produtos em animais.
Não utilizamos nenhuma matéria-prima de origem animal. A única matéria-prima não vegana que usamos nos nossos produtos é a cera de abelha não tratada de apicultura orgânica.

Eurofolha: Certificado europeu de agricultura e produto alimentar biológico
É o símbolo que identifica obrigatoriamente todos os produtos alimentares biológicos, pré-embalados na União Europeia (Regulamento da UE para a agricultura biológica).

Bio Colibri Ayus: Produtos biológicos e orgânicos certificados
É o símbolo que identifica todos os produtos biológicos e orgânicos certificados de acordo com EcoControl produzidos de acordo com o Regulamento Orgânico 834/2007 da UE.

Certificado orgânico
É o símbolo que identifica óleos de plantas certificadas pela EcoCert/IMO/EcoControl. Sem uso de fertilizantes químicos, herbicidas, pesticidas, fungicidas.

Cultivo certificado orgânico de plantas selvagens:
É o símbolo que identifica óleos artesanais que não são cultivados ou pulverizados com qualquer tipo de pesticida. Eles são selvagens, nativos e orgânicos pela sua própria natureza e retêm as suas propriedades quando cultivadas no seu próprio habitat normal. A espécie nativa é sempre protegida e a colheita só é feita quando as plantas são abundantes e utilizando métodos de crescimento sustentável.
Certificado com Ecocert / IMO (DE-OKO-005) ou EcoControl.
O seu fabrico não difere do certificado orgânico.

100% Selvagem:
É o símbolo que identifica óleos essenciais que provêm de plantas de crescimento selvagem, mas não foram submetidos a nenhum tratamento químico.
Óleos produzidos de forma sustentável a partir de plantas ou árvores silvestres

Óleos Absolutos de extracção por solvente:
É o símbolo que identifica os óleos absolutos que são extraídos por solvente (geralmente álcool ou hexano) – este processo é geralmente usado quando a extracção de compostos aromáticos é difícil e não é possível usar destilação a vapor.

Plantas convencionais especialmente seleccionado para si:
É o símbolo que identifica óleos de plantas cultivadas ou árvores de cultivo convencional, ou seja, que não são de cultivo selvagem ou certificados como orgânicos, mas são provenientes de produtores que usam métodos tradicionais de cultivo e produzem óleos da mais alta qualidade (e que, em muitos casos, podem não ser capazes de obter a certificação para seus óleos, mas produzi-los de acordo com o mesmo padrão dos óleos certificados). Os produtos são inalterados e analisados.
Certificações comercialmente disponíveis como “Nature”, “Comércio Justo“, “Vegan“, entre outros, tornariam os nossos produtos desnecessariamente caros. Portanto, não usamos essas certificações no momento e esperamos pela compreensão do nosso cliente.