Certificações Oshadhi

Certificações Oshadhi

Certificado europeu de Agricultura Biológica

A nível europeu, a Agricultura Biológica é regulada por normas previstas em legislação específica, controlada e certificada por organismos acreditados (Regulamento da UE para a agricultura biológica).
O Eurofolha é o símbolo que identifica obrigatoriamente todos os produtos alimentares biológicos pré-embalados na União Europeia.
Os consumidores que compram produtos com o logótipo da UE para a agricultura biológica podem confiar que:
* Pelo menos 95% dos ingredientes do produto foram produzidos em modo biológico;
* O produto cumpre as regras do esquema oficial de controlo (por exemplo, qualquer terreno dedicado à agricultura biológica tem que cumprir dois anos de conversão até que os produtos possam ser rotulados como biológicos);
* O produto veio directamente do produtor ou do transformador numa embalagem selada;
* O produto tem indicado o nome do produtor, transformador ou revendedor e o nome ou código do organismo de controlo.
Após o processo de conversão ter terminado, os operadores continuam a ser sujeitos a inspecções anuais completas, compreendendo:
* A inspecção de documentação relativa a compras e vendas e medicações, etc.
* Possível realização de amostragens
* Inspecção dos campos, pomares, estufas e pastagens

@copyrigth www.quercus.pt

ICEA

ICEA Instituto de certificação ética ambiental, com sede em Itália que controla e certifica empresas que levam a cabo suas actividades respeitando as pessoas e a natureza, defendendo a dignidade dos trabalhadores e os direitos dos consumidores.

@copyrigth https://icea.bio/

ECOCERT

Os princípios básicos da certificação Ecocert em matéria de cosméticos naturais e biológicos para assegurar um produto cosmético amigo do ambiente são:

• O uso de ingredientes derivados de recursos renováveis, produzidos através de processos amigos do ambiente. Assim, a Ecocert verifica: a ausência de OGM, parabenos, phenoxyethanol, nanopartículas, silicone, PEG, perfumes e corantes sintéticos, ingredientes de origem animal (excepto se produzidos naturalmente pelos mesmos: leite, mel, etc.) e a natureza biodegradável ou reciclável da embalagem.

• Conter um limite mínimo de ingredientes naturais de agricultura biológica.
No âmbito do rótulo Ecocert, os cosméticos naturais e biológicos são divididos nas duas categorias seguintes:

Cosmético natural: Um mínimo de 95% do total de ingredientes deve provir de origem natural. Um mínimo de 50% de todos os ingredientes à base de plantas na fórmula e um mínimo de 5% de todos os ingredientes por peso devem provir de agricultura biológica.

Cosmético natural e biológico: Um mínimo de 95% do total de ingredientes deve provir de origem natural. Um mínimo de 95% de todos os ingredientes à base de plantas na fórmula e um mínimo de 10% de todos os ingredientes por peso devem provir de agricultura biológica.

@copyrigth www.ecocert.com

IMO Control (Parte do grupo ECOCERT)

O Instituto de Marketecology (IMO) é uma agência internacional de certificação internacional de acordo com padrões orgânicos, ambientais e sociais. Por mais de 20 anos, a IMO atua no campo da certificação orgânica, mas também atua nos sectores de têxteis naturais, silvicultura sustentável e monitoramento da responsabilidade social.

@copyrigth https://www.imo.ch/logicio/pmws/indexDOM.php?client_id=imo&page_id=home&lang_iso639=en

COSMOS

O COSMOS Standard (COSMetic Organic Standard) foi desenvolvido ao nível europeu pela BDIH (Alemanha), Cosmebio & Ecocert (França), ICEA (Itália) e Soil Association (Reino Unido), que constituem os seus membros fundadores, desenvolvendo um standard conjunto, harmonizado para cosméticos biológicos e naturais.
O standard Cosmos não tem um logótipo exclusivo, sendo adicionado ao próprio logótipo dos membros “Cosmos Natural” ou “Cosmos Organic”.

No âmbito do standard Cosmos, aplica-se o Princípio de precaução, ou seja, quando exista evidência científica que um ingrediente, tecnologia ou processo possa representar um risco para a saúde ou ambiente, o mesmo não será permitido. Por este motivo não são permitidos nanomateriais, organismos geneticamente modificados (OGMs), irradiação e testes em animais.
Este standard compreende dois níveis: produtos cosméticos sob certificação biológica e produtos cosméticos sob certificação natural.

Produtos cosméticos sob certificação biológica:
• Pelo menos 95% dos agro-ingredientes processados fisicamente têm de ser de produção biológica. Após um período de transição de 36 meses após a entrada em vigor deste Standard (Janeiro 2010), os restantes agro-ingredientes processados fisicamente têm de ser de produção biológica se estiverem disponíveis (em quantidade e qualidade suficiente);
• Após um período de transição de 60 meses após a entrada em vigor deste Standard pelo menos 30% dos agro-ingredientes processados quimicamente têm de ser de origem biológica.
• Pelo menos 20% do produto total deverá ser biológico;
• Por excepção, para produtos de enxaguamento, produtos aquosos não emulsionados, e produtos com pelo menos 80% de minerais ou ingredientes de origem mineral, pelo menos 10% do produto total deverá ser biológico.

Produtos cosméticos sob certificação natural: Não existe requisito para utilização de um nível mínimo de ingredientes biológicos.
Este standard define ainda um conjunto de requisitos em matéria de armazenamento, produção, embalagem e exige a existência de um Plano de gestão ambiental que abranja todo o processo produtivo e resultantes produtos residuais e desperdícios, efectivamente implementado. É igualmente exigida a utilização de materiais de limpeza cujos ingredientes cumpram com este Standard.

@copyrigth www.cosmos-standard.org

EcoControl

EcoControl certifica cosméticos naturais desde 2001. EcoControl é independente de qualquer associação e oferece todos os serviços de certificação para produtos naturais e orgânicos não alimentícios de acordo com todos os padrões comuns no setor cosmético, incluindo ISO-cosméticos GMP, bem como sustentabilidade de acordo com o CSE padrão. EcoControl atua em todo o mundo utilizando uma rede de inspectores internacionais.

@copyrigth https://www.natrue.org/ecocontrol/