Aromaterapia OLD

Aromaterapia

O que é Aromaterapia?
Aromaterapia é uma técnica natural que tem por base a utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico.

O que são Óleos essenciais?
Óleos essenciais são substâncias aromáticas presentes na estrutura das plantas, que através do processo de destilação se obtém a “essência” da planta. Para além do aroma concentrado, podem estimular um efeito terapêutico no nosso organismo.

O que são Óleos vegetais/base?
Óleos vegetais são óleos derivados de sementes ou frutos, geralmente obtidos por processo de prensagem a frio. Ao contrário dos óleos essenciais não apresentam um aroma forte e não são voláteis. Podem ser utilizados como veículo na diluição dos Óleos Essenciais – pois facilitam sua absorção – ou utilizados para massagem pelos seus próprios benefícios. Os óleos vegetais são amplamente compostos por ácidos gordos, que são muito importantes para o corpo, não apenas porque são uma importante fonte de energia, mas também porque são um componente na construção e manutenção de células saudáveis. Ver Óleos Base.

O que são hidrolatos?
Os hidrolatos também conhecidos como águas florais, hidrossóis, águas de ervas e águas essenciais são obtidos através da infusão de pétalas de flores específicas.
São solúveis em água, obtidos por destilação a vapor ou hidro destilação de plantas / ervas e não tão concentrados como os óleos essenciais.

O que são sinergias?
Sinergias são combinações de diferentes óleos essenciais. O objectivo é desenvolver uma fórmula para um determinado efeito terapêutico, sendo necessário entender as características específicas de cada óleo utilizado. Quando unidos harmoniosamente os óleos essenciais agregam-se e potenciam as suas características e efeitos.

Quais são as propriedades dos óleos essenciais?
Poderá pesquisar os óleos que mais se adequam ao efeito terapêutico que pretende na barra iniciar “filtro”. Cada óleo essencial contém características específicas e sabendo utilizá-los de forma correta e com acompanhamento, podem potenciar o bem-estar físico e psicológico, como por exemplo:

1. Relaxa e equilibra corpo e mente
O cheiro é um estímulo poderoso que desencadeia respostas emocionais. A inalação de óleos essenciais envia sinais ao cérebro, accionando efeitos terapêuticos consoante o óleo e intenção. Por exemplo, os óleos essenciais de lavanda e laranja doce demonstraram melhorar o seu humor geral.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031938405002660

2. Ajuda a dormir (Equilibra sistema nervoso)

Muitos óleos essenciais demonstraram ajudar a ter um sono profundo e reparador. Além de melhorar o humor, uma mistura de óleos essenciais de lavanda, camomila romana e neroli também demonstrou melhorar a qualidade do sono quando usada em aromaterapia.

https://www.hindawi.com/journals/ecam/2013/381381/

3. Reduz a inflamação 

Descobriu-se que alguns óleos essenciais reduzem a inflamação, apoiando condições como artrite e outros problemas nas articulações.

https://www.mdpi.com/1420-3049/15/12/9252

4. Alívio da dor

Certos óleos essenciais demonstraram ter propriedades de alívio da dor. Por exemplo, um estudo descobriu que os óleos essenciais usados na massagem terapêutica reduziram significativamente a dor menstrual num grupo de mulheres.
https://obgyn.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1447-0756.2011.01802.x

5. Impulsiona o sistema imunológico (Acção antimicrobiana)

Muitos óleos também têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir certas doenças. Estudos demonstraram que os óleos essenciais podem suprimir ou estimular o sistema imunológico, ajudando a aliviar infecções.

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0962456201901171

6. Equilibra sistema hormonal (Melhora a circulação sanguínea)

Estudos mostraram que existem certos óleos essenciais que podem ajudar a equilibrar as hormonas, como estrogénio, cortisol e testosterona. Por exemplo, o gerânio ajuda a equilibrar os níveis de estrogénio, ajudando com problemas como infertilidade.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28326753/

7. Apoia a digestão

Outro benefício dos óleos essenciais é ajudar a melhorar a digestão. Certos óleos essenciais estimulam as enzimas digestivas que auxiliam na quebra dos nutrientes dos alimentos. Isso pode ajudar com problemas como indigestão, dores de estômago, entre outros. O óleo essencial de gengibre é um bom exemplo de óleo que pode ajudar na saúde digestiva.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3016669/

8. Melhora a pele e cabelo (Auxilia regeneração da pele/ Antioxidante)

Os óleos essenciais são usados ​​há décadas em produtos de beleza como uma forma natural de melhorar a saúde do cabelo e da pele. Usar óleos essenciais como alternativa aos produtos comerciais pode ajudar a reduzir os produtos químicos que podem irritar a pele. Certos óleos essenciais foram mostrados para reduzir eficazmente as bactérias causadoras de acne, tornando-os alternativas naturais para soros de pele áspera.

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1271/bbb.70388

9. Alivia dores de cabeça e enxaquecas

Alguns óleos essenciais demonstraram ser um alívio natural da dor para dores de cabeça e enxaquecas. Em vez de mascarar a dor como fazem os analgésicos comerciais, eles chegam à raiz do problema, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o stress. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda demonstrou ser eficaz no tratamento da enxaqueca.
https://www.karger.com/article/abstract/335249

10. Apoia função cerebral
Certos óleos essenciais demonstraram ter efeitos neuro-protectores, o que significa que podem ajudar a melhorar a cognição. Este é um benefício impressionante dos óleos essenciais que ainda está a ser estudado.

Numa revisão científica publicada na Frontiers in Aging Neuroscience, os pesquisadores descobriram que os óleos essenciais ajudam a melhorar naturalmente a função cerebral e reduzir a inflamação.

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnagi.2017.00168/full

11. Auxilia a saúde respiratória

A difusão de óleos essenciais como eucalipto, abeto ou pinho pode ajudar a reduzir a inflamação nos pulmões e eliminar o muco pesado que se acumula quando está constipado. Os difusores costumam ser usados para ajudar a aliviar a congestão e apoiar problemas respiratórios como asma e alergias.

12. Repele insectos

Certos óleos essenciais, incluindo a árvore do chá, capim-limão e citronela, repelem insectos quando colocados num difusor. Pode manter o difusor por perto durante churrascos ou festas no jardim para afastar visitantes indesejados ou mantê-lo em casa para garantir que os insectos desagradáveis fiquem longe. Este é um benefício maravilhoso durante os meses quentes.

Como pesquisar o óleo indicado para mim?

Existem algumas formas de pesquisa que permitem perceber qual o óleo mais indicado para si:
– Poderá pesquisar os óleos que mais se adequam ao efeito que pretende na barra iniciar “filtro”
– Poderá pesquisar por óleo na barra “pesquisa” ou pelas categorias de produtos
– Solicitar consulta online de aromaterapia
– Enviar e-mail

Consulte a informação “Quais são as propriedades dos óleos essenciais?” e “MANUAL APLICAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS” e “MANUAL UTILIZAÇÃO SEGURA

Caso não seja da área profissional, aconselhamos que peça sempre aconselhamento do seu médico e/ou profissional qualificado complementar antes de usar qualquer óleo essencial, para que possam aconselhar qual o mais indicado para si. Poderá também solicitar consulta online com o nosso especialista em aromaterapia.