O que é a Aromaterapia?
Aromaterapia é uma técnica natural que tem por base a utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico.
Utilizando apenas algumas gotas do seu aroma preferido poderá, ainda, transformar completamente o ambiente de qualquer espaço em apenas alguns minutos.
Consulte as diversas formas de aplicação no MANUAL APLICAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS.
O que são Óleos essenciais?
Óleos essenciais são substâncias aromáticas presentes na estrutura das plantas, que através do processo de destilação se obtém a “essência” da planta. Para além do aroma concentrado, podem estimular um efeito terapêutico no nosso organismo. Ver Óleos Essenciais.
O que são Óleos vegetais/base?
Óleos vegetais são óleos derivados de sementes ou frutos, geralmente obtidos por processo de prensagem a frio. Ao contrário dos óleos essenciais não apresentam um aroma forte e não são voláteis. Podem ser utilizados como veículo na diluição dos Óleos Essenciais – pois facilitam sua absorção – ou utilizados para massagem pelos seus próprios benefícios. Os óleos vegetais são amplamente compostos por ácidos gordos, que são muito importantes para o corpo, não apenas porque são uma importante fonte de energia, mas também porque são um componente na construção e manutenção de células saudáveis. Ver Óleos Base.
O que são hidrolatos?
Os hidrolatos resultam do processo de destilação para a obtenção do óleo essencial de flores específicas. Não são apenas uma mistura de um óleo essencial com água, conhecidas geralmente como águas perfumadas.
O Seu valor terapêutico é definido pela sua forma de extração e a sua composição exclusiva de ingredientes naturais.
São solúveis em água, obtidos por destilação a vapor ou hidro-destilação de plantas / ervas e, apesar de não tão concentrados como os óleos essenciais, possuem diversas propriedades. Ver Hidrolatos.
O que são sinergias?
Sinergias são combinações de diferentes óleos essenciais. O objectivo é desenvolver uma fórmula para um determinado efeito terapêutico, sendo necessário entender as características específicas de cada óleo utilizado. Quando unidos harmoniosamente os óleos essenciais agregam-se e potenciam as suas características e efeitos. Ver Sinergias.
Quais são as propriedades dos óleos essenciais?
Poderá pesquisar os óleos que mais se adequam ao efeito terapêutico que pretende na barra iniciar “filtro”. Cada óleo essencial contém características específicas e sabendo utilizá-los de forma correta e com acompanhamento, podem potenciar o bem-estar físico e psicológico, como por exemplo:
1. Relaxa e equilibra corpo e mente
O cheiro é um estímulo poderoso que desencadeia respostas emocionais. A inalação de óleos essenciais envia sinais ao cérebro, accionando efeitos terapêuticos consoante o óleo e intenção. Por exemplo, os óleos essenciais de lavanda e laranja doce demonstraram melhorar o seu humor geral.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031938405002660
2. Ajuda a dormir (Equilibra sistema nervoso)
Muitos óleos essenciais demonstraram ajudar a ter um sono profundo e reparador. Além de melhorar o humor, uma mistura de óleos essenciais de lavanda, camomila romana e neroli também demonstrou melhorar a qualidade do sono quando usada em aromaterapia.
https://www.hindawi.com/journals/ecam/2013/381381/
3. Reduz a inflamação
Descobriu-se que alguns óleos essenciais reduzem a inflamação, apoiando condições como artrite e outros problemas nas articulações.
https://www.mdpi.com/1420-3049/15/12/9252
4. Alívio da dor
Certos óleos essenciais demonstraram ter propriedades de alívio da dor. Por exemplo, um estudo descobriu que os óleos essenciais usados na massagem terapêutica reduziram significativamente a dor menstrual num grupo de mulheres.
https://obgyn.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1447-0756.2011.01802.x
5. Impulsiona o sistema imunológico (Acção antimicrobiana)
Muitos óleos também têm propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias que podem ajudar a prevenir certas doenças. Estudos demonstraram que os óleos essenciais podem suprimir ou estimular o sistema imunológico, ajudando a aliviar infecções.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0962456201901171
6. Equilibra sistema hormonal (Melhora a circulação sanguínea)
Estudos mostraram que existem certos óleos essenciais que podem ajudar a equilibrar as hormonas, como estrogénio, cortisol e testosterona. Por exemplo, o gerânio ajuda a equilibrar os níveis de estrogénio, ajudando com problemas como infertilidade.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28326753/
7. Apoia a digestão
Outro benefício dos óleos essenciais é ajudar a melhorar a digestão. Certos óleos essenciais estimulam as enzimas digestivas que auxiliam na quebra dos nutrientes dos alimentos. Isso pode ajudar com problemas como indigestão, dores de estômago, entre outros. O óleo essencial de gengibre é um bom exemplo de óleo que pode ajudar na saúde digestiva.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3016669/
8. Melhora a pele e cabelo (Auxilia regeneração da pele/ Antioxidante)
Os óleos essenciais são usados há décadas em produtos de beleza como uma forma natural de melhorar a saúde do cabelo e da pele. Usar óleos essenciais como alternativa aos produtos comerciais pode ajudar a reduzir os produtos químicos que podem irritar a pele. Certos óleos essenciais foram mostrados para reduzir eficazmente as bactérias causadoras de acne, tornando-os alternativas naturais para soros de pele áspera.
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1271/bbb.70388
9. Alivia dores de cabeça e enxaquecas
Alguns óleos essenciais demonstraram ser um alívio natural da dor para dores de cabeça e enxaquecas. Em vez de mascarar a dor como fazem os analgésicos comerciais, eles chegam à raiz do problema, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o stress. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda demonstrou ser eficaz no tratamento da enxaqueca.
https://www.karger.com/article/abstract/335249
10. Apoia função cerebral
Certos óleos essenciais demonstraram ter efeitos neuro-protectores, o que significa que podem ajudar a melhorar a cognição. Este é um benefício impressionante dos óleos essenciais que ainda está a ser estudado.
Numa revisão científica publicada na Frontiers in Aging Neuroscience, os pesquisadores descobriram que os óleos essenciais ajudam a melhorar naturalmente a função cerebral e reduzir a inflamação.
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnagi.2017.00168/full
11. Auxilia a saúde respiratória
A difusão de óleos essenciais como eucalipto, abeto ou pinho pode ajudar a reduzir a inflamação nos pulmões e eliminar o muco pesado que se acumula quando está constipado. Os difusores costumam ser usados para ajudar a aliviar a congestão e apoiar problemas respiratórios como asma e alergias.
12. Repele insectos
Certos óleos essenciais, incluindo a árvore do chá, capim-limão e citronela, repelem insectos quando colocados num difusor. Pode manter o difusor por perto durante churrascos ou festas no jardim para afastar visitantes indesejados ou mantê-lo em casa para garantir que os insectos desagradáveis fiquem longe. Este é um benefício maravilhoso durante os meses quentes.
Como pesquisar o óleo indicado para mim?
Existem algumas formas de pesquisa que permitem perceber qual o óleo mais indicado para si:
– Poderá pesquisar os óleos que mais se adequam ao efeito que pretende na barra iniciar “filtro”
– Poderá pesquisar por óleo na barra “pesquisa” ou pelas categorias de produtos
– Solicitar consulta online de aromaterapia
– Enviar e-mail
Consulte a informação “Quais são as propriedades dos óleos essenciais?” e “MANUAL APLICAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS” e “MANUAL UTILIZAÇÃO SEGURA”
Caso não seja da área profissional, aconselhamos que peça sempre aconselhamento do seu médico e/ou profissional qualificado complementar antes de usar qualquer óleo essencial, para que possam aconselhar qual o mais indicado para si. Poderá também solicitar consulta online com o nosso especialista em aromaterapia.